top of page

Implante Coclear é para mim?

  • Foto do escritor: Renata Marcial Soares
    Renata Marcial Soares
  • 9 de jun. de 2025
  • 2 min de leitura

Atualizado: 24 de jun. de 2025

Percebo que, mesmo usando aparelhos auditivos, está cada vez mais difícil entender conversas em grupo, assistir TV ou me comunicar em ambientes barulhentos.

Se você também passa por isso, este post é para você!Vamos esclarecer quais são os critérios para indicação do implante coclear em adultos e idosos.




O primeiro passo é garantir que seus aparelhos auditivos estejam funcionando corretamente e programados de forma adequada para a sua perda auditiva.

Muitas vezes, a dificuldade de compreensão não está relacionada apenas à perda auditiva em si, mas a uma programação inadequada dos aparelhos auditivos. Isso pode envolver tanto aspectos físicos e acústicos do aparelho como a escolha da oliva, molde e da potência/receptor quanto os ajustes específicos, como:


  • Níveis de ganho (amplificação do som);

  • Saída máxima do aparelho;

  • Estratégias de processamento do sinal;

  • Configurações específicas para ambientes ruidosos, entre outros.


Por isso, é fundamental procurar o seu fonoaudiólogo de confiança para avaliar e, se necessário, reprogramar os aparelhos. Um bom ajuste pode transformar sua experiência auditiva no dia a dia!

Se, mesmo após garantir a melhor adaptação e programação dos aparelhos auditivos, a compreensão da fala ainda estiver difícil, é hora de iniciar a avaliação para o implante coclear.

Nesse processo, uma equipe especializada irá analisar diversos aspectos clínicos, audiológicos e cognitivos para entender se o implante é a melhor opção para você. A indicação é feita com muito cuidado, levando em conta não só os resultados dos exames, mas também seu histórico auditivo, o uso prévio de aparelhos e o seu envolvimento no processo de reabilitação.


Neuro 2 - Processador de som da Oticon Medical
Neuro 2 - Processador de som da Oticon Medical

O otorrinolaringologista será o responsável por avaliar os aspectos clínicos e anatômicos do paciente, por meio de uma série de exames, incluindo exames de imagem, como a ressonância magnética. Essa avaliação tem como objetivo verificar se há condições favoráveis para a realização do implante coclear, além de considerar o histórico clínico, a etiologia da perda auditiva e o prognóstico para a reabilitação auditiva.

Já o fonoaudiólogo é o profissional responsável por avaliar os aspectos audiológicos do paciente. Isso inclui a análise do tipo e grau da perda auditiva, a verificação da adaptação e do benefício atual com os aparelhos auditivos, além da compreensão de fala com e sem o uso dos dispositivos.

Também é papel do fonoaudiólogo investigar a motivação do paciente e suas expectativas em relação à reabilitação auditiva, fatores fundamentais para o sucesso do implante coclear e do processo de readaptação após a cirurgia.

Se você se identifica com as situações descritas acima — já utiliza aparelhos auditivos, mas continua com dificuldade para compreender a fala, especialmente em ambientes ruidosos — ou conhece alguém nessa condição, agende uma avaliação. Com um olhar atento e cuidadoso, vamos analisar se o implante coclear pode ser uma alternativa para melhorar sua audição e qualidade de vida. Estamos aqui para caminhar com você nesse processo!



Comentários


©  2025 por Fga. Renata Marcial Criado com Wix.com

Rua Dr. Tirso Martins, 100 Conj. 509.  Vila Mariana - São Paulo, SP 04120-050

Tel: (11) 97952-8346

  • Instagram
  • Linkedin
bottom of page